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Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Mais uma falha no novíssimo porta-aviões dos EUA reforça incertezas sobre sua utilização

As obras de reparação do novo porta-aviões dos EUA Gerald R. Ford podem se prolongar ao menos até outubro devido a uma séria falha encontrada no principal sistema de propulsão do navio.


Sputnik

Os problemas nas turbinas a vapor do porta-aviões foram encontrados durante os testes de mar, o porta-aviões teve que suspender os testes e regressar ao estaleiro. A inspeção verificou que os dois principais geradores de vapor do USS Gerald R. Ford necessitam de reparações em grande escala.

O porta-aviões norte-americano USS Gerald R. Ford
USS Gerald R. Ford © AP Photo/ U.S. Navy / Mass Communication Specialist 2nd Class Ridge Leoni

Junto com os problemas antigos da embarcação, como falhas com os sistemas de catapulta do navio, elevadores de armas e radares, não está claro quando o novo porta-aviões pode ficar pronto para combate, de acordo com a edição The Drive.

O porta-aviões USS Gerald R. Ford é o principal porta-aviões de um novo tipo, representando uma versão modernizada dos navios da classe Nimitz. Ele foi oficialmente introduzido em serviço em 2017, porém a recuperação dos problemas revelados durantes os testes continua até agora.

Durante a construção do porta-aviões foram utilizados tais avanços como catapultas eletromagnéticas em vez das a vapor e radares de nova geração. Os reatores da embarcação produzem mais 25% de energia do que os do Nimitz, ela é necessária para a grande quantidade de diferentes equipamentos eletrônicos do navio. Graças ao grande nível de automatização, a tripulação do porta-aviões foi reduzida em 1.000 efetivos.

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