Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Trump diz que reconstrução de base de mísseis norte-coreana é decepcionante

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta quinta-feira como "decepcionante" o fato de a Coreia do Norte ter começado a reconstruir uma base de mísseis que estava sendo desabilitada e projetou que, daqui um ano, será possível saber se o diálogo com Kim Jong-un deu resultado.


EFE

Washington - Perguntado por um jornalista se estava decepcionado com os novos sinais de atividade nuclear na Coreia do Norte, Trump respondeu que as notícias divulgadas nos últimos dias eram "decepcionantes".


EFE/ Michael Reynolds
EFE/ Michael Reynolds

"Veremos em breve. Saberemos o que vai acontecer em cerca de um ano", projetou o presidente americano, que conversou com a imprensa antes de uma reunião com o primeiro-ministro da República Tcheca, Andrej Babis, no Salão Oval.

Ontem, fotos por satélite divulgadas pelo site "38north" e pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS), mostram que a Coreia do Norte começou a reconstruir a base de Sohae, no noroeste do país. As imagens mostram guindastes e veículos perto da plataforma de lançamento e na de teste de motores de mísseis.

A Coreia do Norte começou a desativar a base de Sohae em junho do ano passado, pouco depois da primeira cúpula entre Kim e Trump.

Apesar de o regime norte-coreano não ter se comprometido a desmantelar Sohae por escrito, Trump afirmou que o próprio Kim prometeu que desativaria a base. O gesto foi visto como uma pré-disposição para avançar na desnuclearização do país.

Não se sabe por que Kim decidiu reconstruir a estrutura nem a data exata que os trabalhos de reconstrução recomeçaram. No entanto, as imagens foram divulgadas depois do fracassado encontro entre Trump e Kim em Hanói, no Vietnã, que terminou sem acordo.

Os dois governos divulgaram versões diferentes sobre as propostas feitas na reunião, mas o encontro deixou claro que há grandes divergências entre as partes. Trump decidiu encerrar a cúpula de forma abrupta, mas a Casa Branca afirmou que o presidente planeja se encontrar outra vez com o líder norte-coreano em breve.

"O presidente está, obviamente, aberto a conversar outra vez. Veremos quando poderemos programar e como isso funcionária", afirmou em entrevista à "Fox News" o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas