Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA ratificam acordo de cooperação

Diálogo conversou com o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil (MB) Nélio de Almeida para conhecer detalhes dessa parceria
Por Marcos Ommati | Diálogo Américas | Poder Naval

Criar mais oportunidades de intercâmbio de conhecimento e treinamento combinado entre os Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos. Este é o objetivo principal de um plano de cinco anos ratificado em fevereiro de 2019 entre os representantes de ambas as forças, o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil Nélio de Almeida, comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do Brasil e presidente nacional da Associação de Veteranos desta força, e o Contra-Almirante Michael F. Fahey III, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA (MARFORSOUTH, em inglês). O C Alte Nélio recebeu Diálogo em seu escritório na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para dar detalhes do acordo e conversar sobre outros temas de interesse das marinhas do Brasil e de outros países da região e dos E…

2 destróieres da Marinha americana passam pelo estreito de Taiwan

Dois destróieres norte-americanos passaram pelo estreito de Taiwan, provocando protestos por parte de Pequim.


Sputnik

As informações sobre a passagem dos navios pelo estreito foram divulgadas pela Frota do Pacífico dos EUA.

Destróier norte-americano USS Stethem
USS Stethem DDG-63 © AP Photo / Kurtis A. Hatcher/Marinha dos EUA

"O trânsito de navios pelo estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA pela região livre e aberta do Indo-Pacífico", refere a agência Reuters citando altos militares da Marinha americana.

Segundo dados da agência, os destróieres envolvidos na operação foram o William Lawrence e o Stethem.

Nos últimos tempos, enquanto decorrem difíceis negociações comerciais entre os EUA e a China, navios e aviões militares americanos têm passado repetidamente pelo estreito de Taiwan, o que levou Pequim a protestar.

As relações oficiais entre o governo central da China e a província insular foram interrompidas em 1949, depois de que as forças do Kuomintang, lideradas por Chiang Kai-shek, foram vencidas na guerra civil com o Partido Comunista chinês e se mudaram para Taiwan. Negócios e contatos informais entre Taiwan e a China continental só foram retomados no final dos anos 80.

Desde o início dos anos 90, as partes começaram a entrar em contato através de organizações não-governamentais – a Associação para o Desenvolvimento de Relações de Pequim e a Rede de Trocas, usando o estreito de Taiwan.

Coifa De Ilha Vidro Curvo Em Inox CIVC 240W 90Cm Fogatti

Coifa De Ilha Vidro Curvo Em Inox CIVC 240W 90Cm Fogatti 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas