Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

'É hora de a comunidade internacional deter a loucura de Netanyahu', diz político turco

O porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) da Turquia, Omer Celik, acusou o premiê israelense Benjamin Netanyahu de continuar "ameaçando a paz e a estabilidade no Oriente Médio".


Sputnik

"Esta declaração ignora claramente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e o direito internacional", afirmou Celik no Twitter, se referindo à afirmação do líder israelense de que alargaria a soberania israelense sobre os territórios ocupados da Cisjordânia se continuasse no cargo.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu © AP Photo / Gali Tibbon/Pool

Estendendo seu apelo a todo o mundo, o representante turco destacou a natureza agressiva da retórica de Israel e afirmou que todos devem "condenar esta linguagem de ódio que rodeia Netanyahu".

"É hora de a comunidade internacional deter a loucura de Netanyahu" porque a sua atitude é um "ataque claro a todos os valores que definem a comunidade internacional", twittou o político.

O porta-voz do partido continuou, declarando que "aqueles que encorajam a ocupação devem pensar cuidadosamente sobre as consequências" e que "este é o fim para todos, especialmente para o Oriente Médio".

No sábado (6), na véspera das eleições gerais de Israel, Netanyahu disse que ele estenderá a soberania israelense sobre os territórios ocupados da Cisjordânia se conseguir manter seu mandato como primeiro-ministro.

Ventilador de Mesa e Parede Britânia - Protect 30 SIX 30cm 3 Velocidades

Ventilador de Mesa e Parede Britânia - Protect 30 SIX 30cm 3 Velocidades 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas