Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA anunciam continuação do treinamento de pilotos turcos no F-35

Os Estados Unidos continuarão fornecendo treinamento para pilotos turcos em caças F-35, conforme garantiu nesta quinta-feira o porta-voz do Pentágono Charles Summers, em conversa com jornalistas.


Sputnik

"O treinamento continuará", disse Summers durante uma coletiva de imprensa em Washington.

Caças norte-americanos F-35
F-35 Lightning II | Reuters

A continuação do treinamento foi confirmada vários dias depois que o Departamento de Defesa anunciou que os Estados Unidos irão suspender suas entregas de aviões F-35 à Turquia, bem como atividades conjuntas sobre as capacidades operacionais dessas aeronaves em razão da decisão de Ancara de adquirir os sistemas de defesa S-400, da Rússia, descrita pelo ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, como um "negócio fechado".

O S-400 é o sistema móvel de nova geração de mísseis superfície-ar da Rússia e pode transportar três tipos diferentes de projéteis capazes de destruir alvos aéreos em uma faixa de curto a extremamente longo alcance. A arma é criada para rastrear e destruir vários tipos de alvos, variando de aeronaves de reconhecimento a mísseis balísticos.

Aviao Armstrong Withworth Whitley Mk.V - AIRFIX

Aviao Armstrong Withworth Whitley Mk.V - AIRFIX

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas