Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

EUA param de divulgar dados sobre seu arsenal nuclear

A administração do presidente norte-americano Donald Trump, sem explicar as razões, pôs fim à habitual prática de revelar o número de ogivas nucleares à disposição do país.


Sputnik

A informação está contida em uma carta do Departamento de Energia dos EUA recém-enviada à Federação de Cientistas Americanos (FAS). Neste documento, os responsáveis americanos se recusaram de divulgar os dados exigidos pelos especialistas, relata a Associated Press.

Resultado de imagem para míssil nuclear eua
ICBM Titan II © AFP 2019 / BRENDAN SMIALOWSKI

Os dados sobre o número de ogivas nucleares foram revelados pela primeira vez durante a presidência de Barack Obama, em maio de 2010, quando as autoridades desclassificaram todo o arsenal nuclear dos EUA acumulado desde 1945. Posteriormente, esses dados foram publicados a pedido dos cientistas.

A última vez que foram tornados públicos foi em 2018. Segundo a Casa Branca, em setembro de 2017, o arsenal nuclear dos Estados Unidos contava com 3.800 ogivas.

Na opinião do diretor do projeto de informação nuclear da FAS, Hans M. Christensen, tal decisão da Casa Branca significa que Washington vai parar de pressionar outros Estados a tornarem seu arsenal nuclear mais "transparente".

Segundo ele, esta é uma decisão incomum porque o governo de Donald Trump tem se oposto repetidamente ao caráter secreto do arsenal nuclear da Rússia e da China em termos de número de ogivas.

Cooktop 4 Bocas Philco Cook Chef 4 - à Gás GLP Acendimento Automático

Cooktop 4 Bocas Philco Cook Chef 4 - à Gás GLP Acendimento Automático

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas