Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Kim Jong-un promete desenvolver poder militar e energia nuclear da Coreia do Norte

A Coreia do Norte vai aumentar seu poder militar e desenvolver a energia nuclear, declarou o líder do país, Kim Jong-un, apesar das negociações sobre a "desnuclearização" realizadas com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.


Sputnik

Na véspera, o líder norte-coreano fez um discurso na sessão da Assembleia Popular Suprema (parlamento da Coreia do Norte), cujo texto completo foi publicado no sábado (13) pela agência sul-coreana Yonhap.

Lançamento de míssil de longo alcance no polígono de Sohae (Coreia do Norte)
© REUTERS / Kyodo

"No campo da indústria de energia elétrica é necessário desenvolver e criar mais instalações de recursos energéticos perspectivos, incluindo a energia hidrelétrica, a energia das marés e a energia nuclear", declarou Kim Jong-un.

Assim, o líder norte-coreano confirmou que seu país não vai desistir completamente do desenvolvimento nuclear.

De acordo com ele, deve-se "levar constantemente em conta que a paz só pode ser assegurada pela nossa poderosa força militar, seguir firmemente o princípio da autodefesa e fortalecer de maneira confiável a defesa do país".

"O poderio de defesa é uma forte garantia de proteção da soberania de nossa república. Hoje, as tendências de paz que começaram a chegar à península coreana não são fortes, e os projetos agressivos das forças inimigas contra a nossa república não desapareceram", avisou.

Ele apelou ao governo do país para "em primeiro lugar, garantir todas as condições necessárias para fortalecer o exército popular e transformar todo o país em uma fortaleza, implementar a nível máximo o princípio da autossuficiência, modernizar a indústria de defesa e aumentar continuamente o poder de defesa do país".

Trump e Kim se encontraram no final de fevereiro em Hanói, no Vietnã, para uma segunda rodada de negociações sobre a desnuclearização na península coreana. Embora Pyongyang tenha feito progressos consideráveis, as negociações naufragaram. Em uma coletiva após o encontro, Trump revelou que Kim exigiu a remoção de todas as sanções em troca de um desmantelamento apenas parcial.

Smartphone LG K9 16GB Dual Chip 5.0 Câmera 8MP Selfie 5MP Android TV Digital Android 7.0 Preto

Smartphone LG K9 16GB Dual Chip 5.0 Câmera 8MP Selfie 5MP Android TV Digital Android 7.0 Preto

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas