Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Kremlin comenta possibilidade de produção conjunta com Turquia de componentes do S-400

A cooperação técnico-militar entre Ancara e Moscou deverá alcançar um novo nível.


Sputnik

O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia e a Turquia podem iniciar a produção conjunta de alguns componentes do sistema russo de defesa antiaérea S-400, tendo frisado que não se trata da fabricação completa deste armamento.

Sistemas de defesa antimíssil S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Sergei Malgavko

"Não se trata, nem se pode tratar, da produção completa de todos os componentes do sistema S-400, é um armamento avançado. Mas, com certeza, pode ser discutida a possibilidade de produção de alguns componentes ou elementos", disse Peskov.

Ele acrescentou que a fabricação pode vir a ser realizada no "território da Turquia".

Antes, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia e a Turquia poderiam começar a desenvolver conjuntamente material bélico.

O S-400 Triumph é um sistema de defesa antiaérea capaz de eliminar alvos aéreos furtivos, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, inclusive de médio alcance, podendo também ser usado contra alvos terrestres.

Coldre de Coxa Atack - Verde - Mundo do militar

Coldre de Coxa Atack - Verde - Mundo do militar

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas