Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Moscou afirma que Washington deve pôr fim à ocupação ilegal da Síria na zona de Rukban

Moscou apela aos EUA para porem fim à ocupação ilegal do território na zona do campo de Rukban, na Síria, declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.


Sputnik

"Estamos dispostos a examinar quaisquer passos que contribuam para a saída dos refugiados do campo de Rukban, mas acredito que a solução mais simples e eficaz seria a cessação da ocupação ilegal desse território pelos EUA", declarou Lavrov à mídia no âmbito do encontro com seu homólogo da Jordânia, Ayman Safadi.

Acampamento de refugiados Rukban no sul da Síria (arquivo)
Acampamento de refugiados Rukban © AP Photo / Raad Adayleh

Além disso, o ministro declarou que os militares americanos colaboram com grupos armados ilegais na zona de Al-Tanf.

"Os americanos declararam unilateralmente a criação de uma zona de segurança com um raio de 55 quilômetros na área de Al-Tanf. Não se percebe como eles justificam sua presença ilegal, sendo de fato uma presença de ocupação. O campo de Rukban fica dento dessa zona. Em torno dela, há muitas formações armadas ilegais, com as quais os americanos colaboram e, pelo que sei, ajudam-nas a recuperar-se", afirmou o chanceler russo.

Na área de Al-Tanf, perto da fronteira sírio-jordaniana, se localiza uma base militar dos EUA. O campo de Rukban fica na zona de 55 quilômetros em torno da base controlada pelos militares dos EUA.

Os militares russos, bem como as chancelarias da Síria e da Rússia, têm declarado repetidamente que a situação no campo está à beira de uma catástrofe humanitária.

Em janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) denunciou que as pessoas que vivem neste campo estavam "em condições deploráveis" e se tornavam "presas fáceis" de terroristas. O suprimento limitado de água, o clima extremamente frio e o mau funcionamento das instalações de saúde contribuem para o aumento das doenças, que incluem a gripe, o sarampo, a tuberculose e as doenças respiratórias crônicas, de acordo com a OMS.

Mini Fone De Ouvido Sem Fio Bluetooth V4.0 Micro Menor Do Mundo Preto - Xtrad

Mini Fone De Ouvido Sem Fio Bluetooth V4.0 Micro Menor Do Mundo Preto - Xtrad

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas