Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Netanyahu: Israel vai 'estender soberania' sobre assentamentos na Cisjordânia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que pretende estender a soberania israelense sobre os assentamentos nos territórios ocupados da Cisjordânia se conseguir se manter no cargo após as próximas eleições, marcadas para o dia 9.


Sputnik

"Vocês estão perguntando se nós vamos avançar para o próximo estágio. A resposta é 'sim', nós vamos avançar para a próxima fase. Eu vou estender a soberania", disse o político à imprensa local.

Benjamin Netanyahu | Reprodução

Em declarações na última sexta-feira, Netanyahu disse que, em sua opinião, todos os assentamentos na Cisjordânia devem permanecer sob controle israelense e que foi isso que ele disse ao presidente norte-americano, Donald Trump. Ao ser questionado se ele acredita que Trump apoiará essa medida, o premiê pediu que todos "aguardem até o próximo mandato".

"Eu prometo que todos vocês vão se surpreender. Não posso falar sobre o plano, mas Trump é um grande amigo e eu duvido que haverá um amigo maior do que ele no futuro", declarou em entrevista ao Israel Hayom.

Geladeira/Refrigerador Electrolux Frost Free - Duplex 371L DFN41 Branca

Geladeira/Refrigerador Electrolux Frost Free - Duplex 371L DFN41 Branca 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas