Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Pentágono estaria criando opções para conter 'influência' da Rússia e China na Venezuela

O Pentágono está desenvolvendo novas decisões militares para conter a "influência" russa, chinesa e cubana sobre o governo de Nicolás Maduro, comunicou a CNN, citando uma fonte do Departamento de Defesa, que é familiarizada com a situação.


Sputnik

Segundo a rede americana, a ordem sobre o desenvolvimento de métodos de contenção se sucedeu à discussão na Casa Branca, na semana passada, em que o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, encarregou o secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, a elaborar ideias para resolução da crise na Venezuela. 

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na frente de apoiadores, 6 de abril de 2019
© REUTERS

De acordo com a CNN, o trabalho nessa direção é efetuado pelo Estado-Maior Conjunto dos EUA, que realiza o planejamento de futuras operações junto com o Comando do Sul (SouthCom).

A CNN indicou que os meios de contenção podem incluir manobras navais dos EUA na região.

"A ideia é desafiar qualquer noção russa, cubana ou chinesa de que estas podem ter um acesso inquestionável à região", apontou.

Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que a Rússia estaria interferindo nos assuntos da Venezuela sem permissão das autoridades. Enquanto isso, Pompeo chamou Maduro do "ex-líder" da Venezuela.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, a Rússia, China e Turquia, entre outros, apoiam o presidente constitucionalmente eleito, Nicolás Maduro, criticando o amplo apoio ocidental a Guaidó.

A Rússia repetidamente advertiu os EUA contra uma intervenção militar nos assuntos internos da Venezuela. Em particular, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, afirmou que seria um "cenário catastrófico". Segundo ele, as ações de Washington em relação a Caracas agravam a crise no país ainda mais.

Smartphone Samsung Galaxy J4 Core 16GB Cobre 4G - Quad Core 1GB RAM Tela 6” Câm. 8MP + Selfie 5MP

Smartphone Samsung Galaxy J4 Core 16GB Cobre 4G - Quad Core 1GB RAM Tela 6” Câm. 8MP + Selfie 5MP Dourado

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas