Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Vice-chanceler expressa pesar após soldado dos EUA assassinar namorada japonesa

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeo Akiba, convocou o embaixador americano William Hagerty no sábado para protestar contra o assassinato de uma mulher de Okinawa por um soldado dos EUA.


Sputnik

O homem supostamente se matou depois de esfaquear sua namorada japonesa em um apartamento perto da base dos EUA, no extremo sul do Japão.

Protesto de habitantes de Okinawa em frente da base em Nago, Japão, junho de 2016
© AFP 2019 / TORU YAMANAKA

Akiba disse estar "extremamente desapontado" com os eventos e pediu a cooperação dos EUA na investigação e para impedir que essa tragédia se repita. O embaixador dos EUA, William Hagerty, por sua vez, expressou seu pesar.

Muitos okinawanos se opõem à presença de tropas dos EUA na pequena ilha do Pacífico devido a crimes, barulho e danos ambientais associados à base. A prefeitura hospeda cerca de metade dos 50 mil soldados e empreiteiros no país.

O Japão abriga um grande número de bases e equipes militares dos EUA em todo o país e, principalmente, em Okinawa. Preocupações sobre o funcionamento das bases foram levantadas em várias ocasiões, particularmente em conexão com a segurança de atividades militares e comportamento inadequado de alguns soldados.

Smart TV LED 39” Semp 1S3900FS Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI USB

Smart TV LED 39” Semp 1S3900FS Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas