Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Vice-chanceler expressa pesar após soldado dos EUA assassinar namorada japonesa

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeo Akiba, convocou o embaixador americano William Hagerty no sábado para protestar contra o assassinato de uma mulher de Okinawa por um soldado dos EUA.


Sputnik

O homem supostamente se matou depois de esfaquear sua namorada japonesa em um apartamento perto da base dos EUA, no extremo sul do Japão.

Protesto de habitantes de Okinawa em frente da base em Nago, Japão, junho de 2016
© AFP 2019 / TORU YAMANAKA

Akiba disse estar "extremamente desapontado" com os eventos e pediu a cooperação dos EUA na investigação e para impedir que essa tragédia se repita. O embaixador dos EUA, William Hagerty, por sua vez, expressou seu pesar.

Muitos okinawanos se opõem à presença de tropas dos EUA na pequena ilha do Pacífico devido a crimes, barulho e danos ambientais associados à base. A prefeitura hospeda cerca de metade dos 50 mil soldados e empreiteiros no país.

O Japão abriga um grande número de bases e equipes militares dos EUA em todo o país e, principalmente, em Okinawa. Preocupações sobre o funcionamento das bases foram levantadas em várias ocasiões, particularmente em conexão com a segurança de atividades militares e comportamento inadequado de alguns soldados.

Smart TV LED 39” Semp 1S3900FS Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI USB

Smart TV LED 39” Semp 1S3900FS Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas