Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Al Jazeera exibe imagens de satélite mostrando poços sauditas atacados por houthis

Duas instalações petrolíferas sauditas localizadas ao longo de um importante oleoduto foram atingidas em um ataque de drone na terça-feira, que levou Riad a fechar temporariamente o oleoduto e realizar ataques aéreos de retaliação em posições dos houthis no Iêmen.


Sputnik

A emissora Al Jazeera, do Catar, compartilhou imagens de um satélite mostrando uma estação de petróleo saudita em um ataque de drones Houthi.

Um funcionário da companhia de petróleo saudita Aramco observa uma plataforma no campo de petróleo de al-Howta.
© AP Photo / JOHN MOOR

De acordo com a Al Jazeera, as imagens foram tiradas durante ataque a uma estação de bombeamento Arábia Saudita localizada a cerca de 330 quilômetros a oeste da capital do reino, Riad.

Uma análise de imagens mostra que o ataque gerou a vazão de petróleo bruto em uma área estimada de 1.000 metros quadrados.

Autoridades ainda não comentaram as imagens, mas fontes ligadas ao governo saudita confirmaram na última terça-feira que a estação de bombeamento 9 também foi alvo dos ataques de drones. As estações se alongam ao longo do principal oleoduto leste-oeste, que se estendem por toda uma península desde o campo petrolífero de Abqaiq, no leste, até o terminal petrolífero de Yanbu, na costa do Mar Vermelho.

Riad afirmou que os ataques foram ordenados pelo Irã e cumprido por militantes Houthi, que estão lutando contra a coalizão liderada pelos sauditas no Iêmen.

O Irã rejeitou as acusações, enquanto os Houthis reivindicaram a responsabilidade pela operação. O ataque veio "em resposta às ações preexistentes e bloqueio de nossos povos e estão preparados para fazer os ataques mais únicos e duros", disse um oficial segundo a TV Almasirah.

De acordo com a agência estatal IASD SABA, os rebeldes planejam atacar outros pontos estratégicos do reino, incluindo postos militares e locais estratégicos da Arábia Saudita e dos Emirados.

Desde o início de 2015, forças do governo liderado pelo presidente Abdullah Mansur Hadi guerreiam com rebeldes do movimento Houthi. Os Houthis assumiram o controle de várias partes do país, o que resultou em uma operação liderada pela Arábia Saudita contra as ações do Houthi no Iêmen.

Veja o video aqui

Ar Condicionado Split HW Comfee 9.000 BTUs Só Frio 220V

Ar Condicionado Split HW Comfee 9.000 BTUs Só Frio 220V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas