Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Comandante iraniano compara EUA com edifício do World Trade Center em 11 de setembro

O comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, general de brigada Hossein Salami, ironizou com a administração de Donald Trump usando uma alusão aos atentados de 11 de setembro, em uma dolorosa referência aos ataques ao World Trade Center em 2001, em meio às tensões crescentes entre o Irã e os EUA.


Sputnik

"O sistema [político norte-americano] tem um corpo aparentemente enorme, mas sofre de osteoporose", disse Salami à agência de notícias Fars.

Agentes do Corpo de Guardiões da Revoluçao Islâmica durante a parada militar anual que marca aniversário do início de guerr com o Iraque de 1980-1988, Teerã, Irã, 2015
© AFP 2019 / ATTA KENARE

"De fato, os EUA são como um prédio do World Trade Center que colapsa com um golpe súbito", referiu ele, acrescentando que o sistema americano "quebrou e perdeu força".

Entretanto, o general sublinhou que o Irã não está buscando a guerra, enquanto, segundo ele, "a diferença entre nós e eles é que eles têm medo de guerra e não têm vontade para isso".

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que "não haverá guerra porque nem nós procuramos uma guerra, nem ninguém na região tem alucinações de que possa enfrentar o Irã ".

Ao mesmo tempo, o chanceler iraniano sublinhou que há pessoas no círculo do presidente estadunidense Donald Trump que "procuram pretextos" para conduzir o país para uma guerra com o Irã, mesmo que Trump pessoalmente tenha dito que não quer que isso aconteça, disse o ministro.

As tensões entre os EUA e o Irã têm aumentado desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA, mas nos últimos tempos o conflito se agravou ainda mais. Os americanos anunciaram o fim das isenções de sanções por compra do petróleo iraniano concedidas a vários países em 2018, bem como enviaram vários navios de guerra e bombardeiros estratégicos B-52 para a região com o objetivo de enviar "uma mensagem clara e inequívoca" a Teerã.

Climatizador de Ar Resfria Umidifica Purifica Com LED 110V - Tomate MLF-001

Climatizador de Ar Resfria Umidifica Purifica Com LED 110V - Tomate MLF-001

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas