Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Deverão Grécia e Chipre se preocupar com acordo russo-turco de sistemas S-400?

A Turquia se mostra persistente em comprar sistemas russos de defesa antiaérea S-400. O embaixador da Rússia no Chipre, Stanislav Osadchy, comentou em entrevista à Sputnik se a compra turca representaria ameaça aos países da Grécia e Chipre.


Sputnik

Como explicou Stanislav Osadchy para a Sputnik Grécia, S-400 não ameaça ninguém e servirá apenas para a Turquia.

Sistemas de mísseis S-400 Triumph (imagem referencial)
S-400 Triumph © Sputnik / Sergei Malgavko

"Não vamos fornecer este armamento à Turquia para que ameace alguém, nós sabemos que este sistema vai simplesmente proteger a Turquia [...] Eles não agem como armas ofensivas. É por isso que pensamos que este assunto é exagerado por muitos lados."

Levando em consideração o recente projeto de lei que propõe cancelamento de embargo de armas ao Chipre, apresentado por senadores americanos, o embaixador diz ser contra "militarização" da ilha.

"Obviamente somos contra a militarização do Chipre. Desde a criação da república, o Chipre foi um membro do Movimento Não Alinhado. Apreciamos isso. Agora o Chipre é um membro da comunidade europeia, entendemos isso, mas, mesmo assim, tantas tropas em uma ilha tão pequena são demais. Você sabe, há bases britânicas. Acredito que já seja o bastante."

Quanto aos planos da Turquia de realizar perfurações em águas reivindicadas pelo Chipre, o embaixador disse ser contra quaisquer medidas que prejudiquem a situação e apoiar o contínuo das conversações, considerando que todos os passos são importantes e devem ser levados em consideração.

"O aumento da tensão não é solução, ao invés disso, bloqueia as soluções, e é por isso que pensamos que todas as partes devem evitar medidas que deteriorem a situação no Mediterrâneo", concluiu o embaixador.

Purificador de Água IBBL IMMAGINARE Preto 220v

Purificador de Água IBBL IMMAGINARE Preto 220v

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas