Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

Especialista revela como Irã pode se proteger de porta-aviões americanos

Para se proteger de possíveis ataques norte-americanos, o Irã deve criar um sistema de defesa antiaérea escalonado adquirindo sistemas S-400 e Tor-M2 russos, em adição aos sistemas S-300 que já possui, acredita o especialista militar russo.


Sputnik

Tal opinião foi expressa na segunda-feira (6) à Sputnik pelo especialista Igor Korotchenko, que comentou o envio de um grupo de porta-aviões americano para as águas próximas ao Irã.

Porta-aviões norte-americano Abraham Lincoln ao lado de caças F-18 durante exercícios no golfo Pérsico
© AP Photo / Hassan Ammar, File

Anteriormente, foi relatado que os Estados Unidos estão enviando seu grupo do porta-aviões USS Abraham Lincoln e uma força-tarefa de bombardeiros para perto do Irã. Segundo declarou o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, o objetivo dessa medida é enviar uma mensagem a Teerã.

"A única maneira para o Irã se proteger contra os ataques dos EUA é criar um sistema de defesa antiaérea escalonada. Teerã já tem sistemas de mísseis antiaéreos russos S-300. Também vale a pena considerar a possibilidade de se comprarem sistemas S-400", indicou ele à Sputnik.

Ao mesmo tempo, o analista acredita que, para defender diretamente instalações importantes e agrupamentos de tropas, o Irã poderia adquirir sistemas de mísseis antiaéreos de curto alcance Tor-M2.

Assim, o Irã poderia alcançar o sucesso em caso de uma agressão dos EUA, "usando todas as capacidades de um moderno sistema de defesa antiaérea escalonada", concluiu.

O Tor é um sistema de mísseis superfície-ar de curto alcance projetado para atingir aviões, helicópteros, mísseis de cruzeiro, munições de precisão guiadas, veículos aéreos não tripulados e outras ameaças.

Livro - Mais Um Dia Magnifico No Mar - A Vida A Bordo Do Porta-Avioes Uss George H. W. Bush - Companhia das letras

Livro - Mais Um Dia Magnifico No Mar - A Vida A Bordo Do Porta-Avioes Uss George H. W. Bush - Companhia das letras

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas