Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA podem parar treinamento de pilotos da Turquia em caças F-35

Os Estados Unidos podem suspender a capacitação de pilotos turcos nos avançados caças norte-americanos F-35, informou a mídia estadunidense.


Sputnik

É provável que os EUA suspendam a instrução dos pilotos turcos para operarem os F-35, à luz dos planos da Turquia de comprar os sistemas russos de defesa antiaérea S-400, anunciou a Reuters.

Caça americano F-35A Lighting II na Base Aérea de Luke
© flickr.com/ Departamento de Defesa dos EUA

Vale ressaltar que os pilotos estão passando o curso de operação destes caças na base aérea Luke, localizada no estado americano do Arizona.
A este respeito não está claro o destino dos militares turcos caso a instrução seja suspensa. Nesse caso, eles seriam obrigados a abandonar o país ou poderiam ficar na base esperando a decisão final.

De acordo com dois interlocutores anônimos da agência, a decisão final ainda não foi tomada.

Os EUA avisaram várias vezes que a Turquia não iria poder participar do programa de aquisição dos caças F-35 no caso de comprar os sistemas russos de mísseis antiaéreos S-400 Triumph, argumentando que estes não são compatíveis com os padrões da OTAN e que a sua aquisição iria comprometer a segurança da Aliança.

Por sua vez, a Turquia insiste que tem o direito de comprar os sistemas S-400 e se opôs a qualquer tipo de especulação sobre essa compra. Além disso, o Ministério de Defesa turco sublinha que os S-400 não representam qualquer ameaça para a segurança da OTAN.

Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N 450mbps - 3 Antenas 5 Portas

Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N 450mbps - 3 Antenas 5 Portas

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas