Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA ratificam acordo de cooperação

Diálogo conversou com o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil (MB) Nélio de Almeida para conhecer detalhes dessa parceria
Por Marcos Ommati | Diálogo Américas | Poder Naval

Criar mais oportunidades de intercâmbio de conhecimento e treinamento combinado entre os Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos. Este é o objetivo principal de um plano de cinco anos ratificado em fevereiro de 2019 entre os representantes de ambas as forças, o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil Nélio de Almeida, comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do Brasil e presidente nacional da Associação de Veteranos desta força, e o Contra-Almirante Michael F. Fahey III, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA (MARFORSOUTH, em inglês). O C Alte Nélio recebeu Diálogo em seu escritório na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para dar detalhes do acordo e conversar sobre outros temas de interesse das marinhas do Brasil e de outros países da região e dos E…

EUA sugerem à Índia que abandone acordo de S-400 e opte por sistemas THAAD

Após tentativas falhadas de intimidação da Turquia relativamente à compra dos sistemas antiaéreos russos, os EUA estão tentando dissuadir outro país de comprar os S-400.


Sputnik

Washington fez uma proposta a Nova Deli para que opte pelos sistemas de defesa antimísseis THAAD americanos e sistema de mísseis Patriot (PAC-3) em vez de comprar os sistemas russos S-400, informa o jornal indiano Hindustan Times.

Sistema de mísseis anti-aeronaves S-400 Triumf
S-400 Triumph © Sputnik / Ruslan Krivobok

Se a Índia avançar com a compra dos sistemas S-400 poderá enfrentar sanções norte-americanas, ao abrigo de uma lei federal de 2017 que impôs sanções à Rússia (bem como à Coreia do Norte e ao Irã) e proíbe qualquer outra nação de negociar acordos de defesa com estes países. Moscou criticou esta lei e chamou-a de declaração de uma "guerra comercial total".

Em março passado, um oficial do Departamento de Defesa disse que os EUA estavam trabalhando em uma "escolha alternativa" para a Índia.

O sistema de defesa antiaérea S-400 é considerado um dos mais avançados do mundo. Vários países já se mostraram interessados em comprá-lo.

Em outubro do ano passado, Moscou e Nova Deli assinaram um contrato de venda deste armamento no valor total de US$ 5,43 bilhões. A entrega dos sistemas antiaéreos à Índia está prevista para outubro de 2020.

Índia Na Ordem Global, a - 01Ed /14 - Fgv

Índia Na Ordem Global, a - 01Ed /14 - Fgv

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas