Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Irã atacou petroleiros no Golfo para aumentar os preços do petróleo, diz Pompeo

Nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que os aparentes ataques a quatro petroleiros localizados na costa da Fujairah dos Emirados Árabes, no início deste mês, foram "esforços dos iranianos para elevar o preço do petróleo ao redor do mundo".


Sputnik

Em 12 de maio, quatro petroleiros — dois sauditas, um norueguês e um dos Emirados — foram danificados enquanto estavam na zona econômica exclusiva dos Emirados Árabes Unidos no golfo de Omã.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo
Mike Pompeo © AP Photo / Sait Serkan Gurbuz

"Estes foram os esforços dos iranianos para aumentar o preço do petróleo em todo o mundo", disse Pompeo a repórteres antes de partir para uma viagem à Europa, informou a Reuters.

Pompeo disse na semana passada à CNBC que o governo Trump tomou medidas para garantir que os preços do petróleo não aumentem à medida que os EUA tentam levar as exportações de petróleo do Irã a zero.

Falando na quarta-feira em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, também acusou o Irã de atacar os petroleiros.

Desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu o cargo, os EUA anunciaram uma série de sanções contra o Irã, visando a indústria de petróleo do país em um esforço para bloquear completamente o Irã de exportar petróleo. A administração Trump também se retirou do Plano de Ação Compreensivo Conjunto de 2015 (JCPOA), mais comumente conhecido como o acordo nuclear do Irã.

Liquidificador Britânia Eletronic Pro 2 em 1 0,65L - Preto com Filtro 4 Velocidades 800W

Liquidificador Britânia Eletronic Pro 2 em 1 0,65L - Preto com Filtro 4 Velocidades 800W 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas