Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Japonês é preso por apontar laser para aeronaves de base aérea dos EUA

A polícia descobriu diversas canetas a laser na casa do suspeito nas proximidades da Base Aérea de Yokota, da Força Aérea norte-americana.


Sputnik

O homem se declarou culpado, além de admitir que tem apontado o laser a aeronaves militares norte-americanas desde há três anos, informa o Kyodo News.


Laser (imagem ilustrativa)
CC BY 2.0 / Kevin Doncaster / Laser

Yoshinori Shigekawa, de 60 anos de idade, foi preso em Tóquio sob acusação de apontar as canetas com raio laser em direção às aeronaves da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Yokota.

Além disso, as autoridades suspeitam que ele tenha apontado o raio laser para uma aeronave dos EUA que transportava quatro pessoas em fevereiro. Na ocasião, o piloto abortou a missão de treinamento, citando a falta de segurança para concluir a missão.

Aproximadamente 40 tentativas de cegar os pilotos foram registradas na base aérea norte-americana durante o ano passado, entretanto não há informações oficiais sobre o envolvimento do suspeito em outros casos.

Impressora Laser Mono HL1202BR BROTHER

Impressora Laser Mono HL1202BR BROTHER

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas