Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

Jatos F-35 não estarão sob cobertura dos S-400, diz embaixador da Turquia nos EUA

O embaixador da Turquia nos Estados Unidos, Serdar Kilic, disse que os caças F-35 não estarão na área de cobertura dos sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia, que serão utilizados na Turquia.


Sputnik

"Os S-400 e os F-35 vão estar localizados em duas áreas distintas na Turquia, e os F-35 não estarão na área de cobertura da S-400", disse Kilic no Clube Nacional de Imprensa nesta quarta-feira (29).

(File) Turkish Ambassador Serdar Kilic, center, speaks to reporters and supporters near the White House in Washington, Monday, May 15, 2017
Serdar Kilic © AP Photo / Susan Walsh

O embaixador ressaltou que o F-35 israelense sobrevoa a Síria, onde os sistema S-400, da Rússia, é utilizado e "não há nenhuma questão de segurança" sobre isso.

Washington deu a Ancara até o final da primeira semana de junho para abandonar o acordo feito com a Rússia. OS EUA ameaçaram penalizar a Turquia com sanções, remoção do programa F-35 da Lockheed Martin e cancelamento da entrega de 100 jatos F-35.

Os Estados Unidos advertiram a Turquia diversas vezes contra a compra do sistema de defesa aérea russo, dizendo que ele é incompatível com os sistemas da OTAN e pode expor as fraquezas dos jatos F-35, criando uma vantagem para a Rússia.

Ancara insistiu que não vai desistir de seu contrato dos S-400 com Moscou, no valor de US$ 2,5 bilhões. O primeiro lote do sistema S-400 deverá ser entregue à Turquia em julho.

Aviao HAWK T Mk.1a - HOBBYBOSS

Aviao HAWK T Mk.1a - HOBBYBOSS

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas