Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Navio de guerra americano chega ao mar Báltico para participar de manobras da OTAN

O navio USS Mount Whitney, do comando da Marinha dos EUA, entrou nas águas do mar Báltico, de acordo com dados do site de monitoramento Marine Traffic.


Sputnik

De avordo com o portal, o navio deverá participar dos exercícios navais da OTAN Baltops (Baltic Operations) 2019, que serão realizados entre 9 e 21 de junho na proximidade das costas da Alemanha, Polônia, Letônia, Lituânia, Suécia e Dinamarca.

USS Mount Whitney
USS Mount Whitney © AFP 2019 / Petras Malukas

No total, 18 países membros e parceiros da Aliança Atlântica tomarão parte das manobras navais. Assim, planeja-se que os treinamentos envolvam cerca de 12 mil soldados, 44 navios de guerra e mais de 40 aviões e helicópteros.

O plano dos exercícios prevê a realização de operações anfíbias, operações de defesa aérea e a luta contra forças de superfície e submarinas de um inimigo virtual.

Nos últimos anos, a Rússia tem denunciado repetidamente a atividade sem precedentes da OTAN perto das fronteiras ocidentais russas. A Aliança Atlântica aumenta sua atividade militar, chamando isso de "deter a agressão russa". Anteriormente, o porta-voz presidencial Dmitry Peskov assegurou que Moscou não representa ameaça para ninguém, mas não vai deixar sem atenção ações potencialmente perigosas para os interesses nacionais. Ademais, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov também pediu à OTAN para que ponha fim à atividade militar nas fronteiras do país para reduzir as tensões.

Churrasqueira à Carvão Mor Califórnia Desmontável - com Grelha e 3 Espetos

Churrasqueira à Carvão Mor Califórnia Desmontável - com Grelha e 3 Espetos

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas