Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Novo radar chinês pode detectar aeronaves furtivas e guiar mísseis para destruí-las

O radar anti-stealth da China não só detecta aeronaves furtivas avançadas, mas também pode guiar mísseis para destruí-las, disse um projetista de radar chinês em uma entrevista recente.


Poder Aéreo

Os radares de ondas métricas podem ser instalados em veículos, em terra e em navios de guerra, criando uma teia densa que impede que aeronaves furtivas hostis possam se esconder, disseram especialistas militares chineses ao Global Times.

Sistema de radar chinês JY-27A

“Desde que sejam projetados para atender a essa finalidade, os radares anti-stealth de ondas métricas podem atender à exigência”, disse Wu Jianqi, cientista sênior da empresa estatal China Electronics Technology Corporation (CETC), que realiza pesquisas e projetos de radar anti-stealth, em uma entrevista com a revista Naval & Merchant Ships, respondendo se o radar de ondas métricas pode guiar os mísseis para abater aeronaves furtivas.

Os radares de onda métrica podem detectar aeronaves furtivas porque as aeronaves stealth modernas são projetadas principalmente para evitar a detecção por radar de microondas, e são menos furtivas ao radar de ondas métricas, observaram especialistas militares.

No entanto, os analistas disseram anteriormente que, devido à sua baixa resolução e precisão, os radares de ondas métricas só podem alertar sobre a presença das ameaças. E mesmo que os radares de microondas compensem as deficiências dos radares de ondas métricas, eles não conseguirão superar completamente essas deficiências.

Wei Dongxu, analista militar de Pequim, disse ao Global Times que os radares de ondas métricas mais antigos só podiam detectar mais ou menos a direção geral de um objeto, não sua localização exata.

Wu resolveu o problema ao projetar o primeiro radar de impulso sintético e de abertura sintética do mundo (Synthetic impulse and aperture radar – SIAR), com medidor de onda esparsa, de acordo com a revista.

Wu disse que seu radar tem múltiplas antenas transmissoras e receptoras de dezenas de metros de altura, espalhadas em uma faixa de dezenas a centenas de metros. Eles podem cobrir continuamente o céu enquanto o radar recebe ecos de todas as direções.

Wei disse que isso aumenta significativamente a capacidade do radar de rastrear um alvo aéreo, identificando as coordenadas exatas da aeronave furtiva sintetizando parâmetros e dados coletados pelo radar, sob o suporte de algoritmos avançados.

Como o radar pode agora enxergar claramente aeronaves furtivas e rastreá-las de forma contínua e precisa, ele pode se tornar capaz de guiar mísseis antiaéreos de longo alcance e ataques de precisão, disse Wei.

Embora outros países como a Rússia também estejam desenvolvendo um radar de ondas métricas, Wu parece confiante de que os chineses são os melhores.

“Por enquanto, não vejo um radar de defesa aérea de ondas métricas do exterior que possa atender aos critérios do radar de ondas métricas avançado como o que a China tem”, disse Wu.

FONTE: Global Times

GPS Automotivo Multilaser Tracker GP035 4,3 Pol TV Digital Alerta Radar Touchscreen com Camera Ré

GPS Automotivo Multilaser Tracker GP035 4,3 Pol TV Digital Alerta Radar Touchscreen com Camera Ré

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas