Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Pentágono planeja enviar 120 mil soldados ao Oriente Médio para neutralizar Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, apresentou um plano militar atualizado que prevê o envio de até 120 mil soldados para o Oriente Médio no caso do Irã decidir acelerar o trabalho nuclear ou atacar as forças norte-americanas na região.


Sputnik

Citado pelo jornal The New York Times, Patrick Shanahan apresentou o plano durante uma reunião com os principais assessores de segurança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quinta-feira.

Soldados norte-americanos no Afeganistão (foto de arquivo)
© AFP 2019 / Johannes EISELE

O plano atualizado reflete a posição de linha-dura, liderada pelo assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

De acordo com a publicação, o tamanho da força teria surpreendido muitos participantes da reunião, já que o mesmo número de tropas estava envolvido na invasão de 2003 no Iraque.

No entanto, o plano militar atualizado não prevê a operação militar contra o Irã, que exigiria mais tropas.

As relações EUA-Irã se deterioraram significativamente no ano passado, após a decisão de Trump de se retirar do acordo nuclear ou Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).

Soldados da borracha - O exército esquecido que salvou a segunda Guerra Mundial

Soldados da borracha - O exército esquecido que salvou a segunda Guerra Mundial

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas