Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Redução de custos: Trump pretende utilizar catapulta a vapor em porta-aviões dos EUA

Durante discurso no Memorial Day para aproximadamente 1.000 marinheiros e fuzileiros navais a bordo do USS Wasp, o presidente norte-americano, Donald Trump novamente expressou desejo de por catapultas a vapor nos porta-aviões dos EUA.


Sputnik

Donald Trump novamente expressou desejo de por catapultas a vapor nos porta-aviões dos EUA.

Navio de assalto anfíbio USS Wasp da Marinha dos EUA
CC BY 2.0 / Página Oficial da Marinha dos EUA / Porta-aviões USS Wasp

"Nós estamos gastando todo nosso dinheiro com [sistema] elétrico e ninguém sabe como ele atuará em más condições", afirmou Trump, durante conversa com fuzileiros navais, a quem ele apelidou de "monte de gente difícil" e "ousados e poderosos guerreiros no Pacífico".

"Sendo assim, acho que vou fazer um pedido, quando construirmos um novo porta-aviões, vamos utilizar vapor", completou o presidente.

Essa não é a primeira vez que Trump defende a ideia de utilizar catapultas movidas a vapor sobre os novos sistemas eletromagnéticos.

"O vapor operou perfeitamente durante aproximadamente 65 anos. E eu não vou falar sobre isso porque é um pouco antes do meu tempo, mas seu valor é superado em US$ 900 milhões [R$ 3,7 bilhões] nessa loucura de catapulta elétrica", acrescentou Trump.

A Marinha dos EUA anunciou planos para comprar mais dois porta-aviões da classe Ford no início deste ano, segundo o senador democrata Tim Kaine, membro do Comitê de Serviços Armados dos EUA.

Os porta-aviões da classe Ford não agradam a Trump, que já expressou ceticismo com relação à eficácia do Sistema de Lançamento de Aeronave Eletromagnética (EMALS), principalmente em condições de combate.

Chapeu Algas Marinhas John Deere

Chapeu Algas Marinhas John Deere

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas