Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Reservas iranianas de material nuclear estão dentro dos limites, diz agência

No começo do mês, Irã anunciou que não vai mais se ater aos compromissos assinados em 2015.


G1

As reservas iranianas de material nuclear se mantêm dentro dos limites estabelecidos pelo acordo com as grandes potências de 2015, atesta o último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgado nesta sexta-feira (31).

Reator nuclear iraniano — Foto: AP
Reator nuclear iraniano — Foto: AP

As reservas de ambos os materiais se mantiveram dentro das metas estabelecidas, aponta o informe.

No começo de maio, o Irã anunciou que não vai mais se ater aos compromissos de limites de urânio enriquecido e água pesada fixados em um acordo nuclear que ele havia assinado em 2015.

Teerã tinha a permissão de produzir urânio enriquecido até o limite de 300 quilos e de água pesada até o limite de cerca de 130 toneladas. O Irã poderia enviar o excedente para armazenamento ou venda fora do país.

No dia 15 de maio, o país disse que não teria limite para a produção de urânio enriquecido e água pesada, e, poucos dias depois, informou que aumentou em quatro vezes a taxa de enriquecimento de urânio.

Lente Yongnuo Yn-50mm F/1.8n Para Nikon Yn50

Lente Yongnuo Yn-50mm F/1.8n Para Nikon Yn50

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas