Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Rússia mostra poderio da sua Frota do Báltico (VÍDEO)

Uma parada militar na região de Kaliningrado comemorou o 316º aniversário da Frota do Báltico.


Sputnik

O Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo das manobras navais e dos exercícios de combate realizados por ocasião do 316º aniversário da Frota do Báltico da Marinha russa.


Da esquerda para a direita: corveta Steregushchy, contratorpedeiro Nastoichivy e fragata Admiral Gorshkov estão ancorados na base da frota russa em Baltiysk na região de Kaliningrado, na Rússia
© REUTERS / Maxim Shemetov

O aniversário foi comemorado com um desfile militar que foi realizado na cidade de Baltiysk, na região de Kaliningrado.

Atualmente, a Frota do Báltico da Marinha russa é composta por navios de superfície, uma divisão de submarinos a diesel, navios de busca e salvamento, assim como navios auxiliares, aviação naval, tropas costeiras e corpos de defesa antiaérea e de apoio técnico.

A Frota do Báltico realiza atividades de proteção da zona econômica e de áreas de atividades produtivas, afirma o Ministério da Defesa.



Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas