Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Turquia tem prazo até junho para desistir do acordo de compra dos sistemas S-400

Os Estados Unidos dão um prazo de um pouco mais de duas semanas à Turquia para que esta desista do acordo de compra dos sistemas de defesa antiaérea russos S-400, ou irá enfrentar consequências, incluindo sanções, informa mídia.


Sputnik

Se a Turquia não desistir de seu acordo com a Rússia e não comprar o sistema de defesa antimísseis Patriot fabricado nos EUA até o final da primeira semana de junho, enfrentará consequências negativas, informou a CNBC na terça-feira (21), citando diversas fontes familiarizadas com a situação.

Sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumph em funcionamento
S-400 Triumph © Sputnik / Mikhail Voskresensky

As consequências incluem a exclusão da Turquia do programa de fornecimento de caças F-35, no âmbito do qual a Turquia receberia 100 caças furtivos deste modelo, e a aplicação de sanções contra o país. Tudo isso poderia prejudicar a posição do país na OTAN.

Os Estados Unidos afirmaram anteriormente que os sistemas de defesa antiaérea S-400 são incompatíveis com os padrões da OTAN e que a compra destas armas fabricadas na Rússia prejudicaria a segurança da Aliança.

Para além disso, os EUA alertaram a Turquia várias vezes de que o país iria sofrer consequências, ameaçando que poderiam suspender a venda de caças F-35. A Turquia é um dos sete países que participam no programa de fornecimento dos F-35.

Anteriormente Ancara declarou que não desistirá dos seus planos de aquisição de sistemas russos S-400.

A primeira entrega destes sistemas de defesa antiaérea está prevista para julho deste ano.

Café Turco Martelado 240ml Cerâmica Pomodoro Ceraflame

Café Turco Martelado 240ml Cerâmica Pomodoro Ceraflame

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas