Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

UE adverte contra provocações na região do Oriente Médio após Trump prometer 'fim do Irã'

A União Europeia advertiu contra qualquer nova escalada na região do Oriente Médio, à luz das crescentes tensões entre os Estados Unidos eo Irã, disse na segunda-feira a porta-voz da Comissão de Relações Exteriores e Segurança do bloco, Maja Kocijancic.


Sputnik

"Não vou comentar especificamente nenhum tweet específico, mas na situação mais ampla, eu diria que a região não precisa de mais elementos de desestabilização. Isso é algo que temos dito constantemente, que quaisquer provocações devem ser evitadas e todas esforços devem ser feitos para aliviar as tensões", disse Kocijancic em uma coletiva de imprensa.

O navio de assalto anfíbio USS Kearsarge e o contratorpedeiro de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, USS Bainbridge.
© AP Photo / Marinha dos EUA

A declaração vem depois do tweet do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump dizer que "se o Irã quiser lutar, isso será o fim oficial" do país.

As ameaças de Trump aumentaram depois que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar no Oriente Médio no início deste mês, no que o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, chamou de "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano".

A instalação inclui um grupo de ataque, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15, segundo o Pentágono.

O presidente dos EUA afirmou anteriormente que esperava evitar uma guerra com o Irã, enquanto o líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que o Irã não pretendia travar uma guerra com os Estados Unidos, mas continuaria a resistir a Washington.

Impressora Multifuncional Epson Expression XP-241 - Jato de Tinta Wi-Fi Colorida USB

Impressora Multifuncional Epson Expression XP-241 - Jato de Tinta Wi-Fi Colorida USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas