Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

Vice-chanceler: Irã está pronto para guerra com os EUA, mas espera diálogo

O Irã está preparado para a possibilidade de uma guerra com os Estados Unidos, mas espera que as tensões entre as duas nações possam ser resolvidas com o diálogo, declarou o vice-ministro de Relações Exteriores do país.


Sputnik

"Esperamos poder iniciar um diálogo, mas estamos prontos para a guerra", disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Abbas Araqchi, à Sputnik.

Bandeira nacional do Irã
© REUTERS / Morteza Nikoubazi

Ele ressaltou que o Irã estava ciente de que "certos elementos" dentro do governo dos EUA estão pressionando pela guerra com o Irã, mesmo que tal conflito seja "catastrófico" para todo o Oriente Médio.

"Sabemos que há certos elementos e pessoas que estão tentando empurrar os Estados Unidos para a guerra com o Irã para seus próprios fins. No entanto, esperamos que a sabedoria prevaleça em Washington", pontuou.

"Estamos absolutamente prontos para esse cenário e acredito que eles estão cientes das nossas capacidades nesse sentido. Mas isso não é o que queremos, somos a favor da paz", prosseguiu.

Teerã advertiu repetidamente os Estados Unidos contra a possibilidade de provocar um conflito, afirmando que o Irã não se intimidava com a retórica cada vez mais hostil e a postura militar de Washington. No entanto, Teerã sempre afirmou que não busca a guerra.

Em um esforço para diminuir a situação, o Irã buscou o diálogo com seus vizinhos. Falando com o ministro de Relações Exteriores do Qatar em Doha na terça-feira, Araqchi expressou sua "disposição do país para entrar em um diálogo entre os Estados do Golfo e o Irã com relação à estabilidade e segurança da região".

Tapete Persa Floral Casa Dona Antiderrapante 100 x 140 cm

Tapete Persa Floral Casa Dona Antiderrapante 100 x 140 cm

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas