Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Aeroporto saudita teria sido atingido por múltiplos ataques de drones

Diversos drones atacaram neste domingo (9) o aeroporto de Jizan, na Arábia Saudita, informou a agência Reuters citando o canal de TV Al-Masirah.


Sputnik

Segundo a agência, os ataques tiveram como alvo bunkers e estações de drones sauditas no aeroporto.

Militantes armados leais aos rebeldes houthis, Sanaa, Iêmen, 20 de junho de 2016
Houthis © AFP 2019 / MOHAMMED HUWAIS

Por enquanto, as autoridades sauditas ainda não confirmaram as informações, não havendo também informações sobre possíveis vítimas.

O movimento iemenita houthi já teria lançado vários outros ataques com drones visando o aeroporto de Jizan, localizado perto da fronteira com o Iêmen. O último ocorreu supostamente na semana passada.

Há vários anos que o Iêmen é palco de um conflito armado entre as forças governamentais, lideradas pelo presidente Abd Rabuh Mansur Hadi, e o movimento rebelde houthi.

A luta se intensificou nos últimos meses. Em maio, os houthis disseram ter atacado um aeroporto na cidade saudita de Najran, acrescentando que como resultado um depósito de armas nas instalações do aeroporto havia pegado fogo.

Desde março de 2015, uma coalizão liderada pela Arábia Saudita vem realizando ataques aéreos contra os houthis a pedido de Hadi.

Drone DJI Ryze Tech Tello - Câmera HD

Drone DJI Ryze Tech Tello - Câmera HD

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas