Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Alerta chinês aos EUA teria mensagem oculta para Índia, diz analista

Invocando o ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln em deliberação sobre a política da "China única", o ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, transmitiu uma mensagem forte não apenas aos EUA, mas a todos os países vizinhos, incluindo a Índia, afirma um analista de defesa indiano.


Sputnik

O ministro da Defesa da China alertou os EUA e afirmou à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que a China tem vontade de enfrentar os EUA politicamente.

Bandeiras da Índia e da China (foto de arquivo)
© REUTERS / Adnan Abidi/File Photo

No dia 2 de junho, o ministro Wei criticou os EUA devido à política relacionada a Taiwan e às operações navais em torno de ilhas disputadas, além disso, afirmou que a China "lutaria até o fim", se qualquer um tentar separar a China de Taiwan.

"Amigos americanos me disseram que Abraham Lincoln foi o melhor presidente americano, pois liderou o país para a vitória na Guerra Civil e impediu a secessão dos EUA", disse Wei durante uma conferência em Singapura.

"Os EUA são indivisíveis, bem como a China. A China deve ser e será reunificada", enfatizou.

Pravin Sawhney também observou que a China não vai aderir à sua reivindicação de décadas sobre Arunachal Pradesh, sendo chamada pela China de "Sul do Tibete".

Destacando que a ação chinesa é evidenciada pela observação feita pelo Ministério das Relações Exteriores da China em fevereiro, quando mencionou a melhora nas relações bilaterais após a cúpula de Wuhan, enfatizando seus interesses a induzindo a Índia a respeitá-los.

Camera Action Sport Cam 4k  com wifi 1080p Superm Premium - Sportcam

Camera Action Sport Cam 4k com wifi 1080p Superm Premium - Sportcam

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas