Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

Analista prevê possíveis consequências se Turquia desistir da compra dos S-400 russos

A Turquia perderá a face e sofrerá uma derrota estratégica se abdicar da compra dos sistemas da defesa antiaérea russos S-400 conforme os EUA exigem, disse o especialista Yuri Mavashev, do Centro dos Estudos da Turquia Moderna, em entrevista à RT.


Sputnik

O especialista explicou que Washington, ao exigir a Ancara que não compre armamento russo, apresenta um ultimato, sem propor nenhum compromisso.

Sistemas de defesa antimísseis S-400 da Rússia (foto do arquivo)
S-400 Triumph © Sputnik / Sergey Malgavko

"Provavelmente, é mais um blefe do lado norte-americano. Washington não preconiza um diálogo em pé de igualdade. Mas, mesmo que se trate de propostas muito vantajosas, a Turquia compreende que abdicar hoje dos S-400 significaria para o país perder a face. E isso vai levar o lado turco a uma derrota estratégica porque todos os países que acreditaram na política independente da Turquia se virarão contra ela", afirmou o analista.

Vladimir Bruter, especialista do Instituto Internacional de Estudos Políticos e Humanitários, adicionou em entrevista à RT que, se a Turquia se recusar a comprar os S-400, tal demonstraria que o país é passível de pressão.

"Ela vai perder muito na questão de sua imagem pública, assim como na questão das relações com a Rússia. O governo turco deve decidir se isso vale ou não a pena para ter boas relações com Washington. Ainda não se sabe de que opções se trata e se estas opções convirão a Ancara."

Antes, Ancara anunciou que não iria desistir da compra dos sistemas antiaéreos russos S-400. O primeiro lote dos S-400 deve ser entregue em julho deste ano.

Caixa de Som Bluetooth Lenoxx CA 340 - Amplificada 290W USB

Caixa de Som Bluetooth Lenoxx CA 340 - Amplificada 290W USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas