Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Ancara: pressão dos EUA quanto à compra dos sistemas S-400 contradiz relações de aliados

A carta do secretário interino da Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, sobre a aquisição pela Turquia de sistemas de defesa antiaérea S-400 não corresponde ao espírito das relações de aliados com Ancara, afirmou o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.


Sputnik

"O estilo da carta de Patrick Shanahan não corresponde ao espírito de nossas relações de aliados, estamos preparando uma resposta", disse Hulusi Akar, citado pelo canal NTV.

Sistemas russos de defesa antiaérea S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Sergei Malgavko

O ministro da Defesa informou também que no fim de junho estão previstas em Bruxelas negociações com o secretário interino Partick Shanahan, no âmbito das reuniões dos ministros da Defesa dos países da OTAN.

Anteriormente, o secretário interino da Defesa informou seu homólogo turco de que os pilotos da Turquia que estão em treinamento nos Estados Unidos para operar os caças F-35 devem abandonar o país até 31 de julho.

No mês passado, os Estados Unidos afirmaram que os sistemas de defesa antiaérea são incompatíveis com os padrões da OTAN, chegando a ameaçar a Turquia com sanções e o cancelamento da venda de caças norte-americanos F-35, caso Ancara siga em frente com a compra dos referidos sistemas russos de defesa antiaérea.

Lavadora de Roupas Electrolux Premium Care LPR13 - 13kg

Lavadora de Roupas Electrolux Premium Care LPR13 - 13kg

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas