Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Emir do Catar envia quase US$ 500 milhões à Palestina após confrontos em Gaza

O emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani, ordenou a transferência de 480 milhões de dólares aos palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia em meio a um novo aumento das tensões com os israelenses, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores catarense.


Sputnik

"O emir Tamim bin Hamad al Thani decretou destinar 480 milhões de dólares para os irmãos palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza", disse a chancelaria por meio de um comunicado. 

Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani (arquivo)
Emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani © AFP 2019 / FAYEZ NURELDINE

De acordo com as autoridades do Catar, o montante destinado aos palestinos busca refletir as relações de irmandade entre os dois povos e ajudar o povo palestino a satisfazer suas necessidades em meio a difíceis circunstâncias impostas pelas forças de ocupação israelenses e à diminuição da assistência humanitária internacional.

Na manhã desta segunda-feira, após um fim de semana de ataques e retaliações entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, uma autoridade palestina anunciou um novo acordo de cessar-fogo na região, mediado por Catar, Egito e pelas Nações Unidas. O balanço de mortos é de 4 vítimas israelenses e 25 palestinos, incluindo um bebê de 4 meses, uma criança de 12 anos e duas mulheres grávidas.

Smartphone Samsung Galaxy J8 64GB Violeta 4G - 4GB RAM Tela 6” Câm. 16MP + 5MP + Selfie 16MP

Smartphone Samsung Galaxy J8 64GB Violeta 4G - 4GB RAM Tela 6” Câm. 16MP + 5MP + Selfie 16MP Roxo

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas