Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA enviam navios da Guarda Costeira para mar do Sul da China

Estados Unidos enviaram navios da Guarda Costeira ao mar do Sul da China para monitorar as ações chinesas, informa o portal filipino Rappler, citando a vice-almirante Linda Fagan, comandante da Guarda Costeira dos EUA no Pacífico.


Sputnik

De acordo com o portal, a vice-almirante disse que os navios da Guarda Costeira dos EUA monitoram "algumas ações" chinesas no mar do Sul da China. Como indica Fagan, as operações da Guarda Costeira dos EUA têm sido "consistentes" em décadas de patrulhamento das águas da região Ásia-Pacífico.

Resultado de imagem para us coast guard
Reprodução

A vice-almirante observou que a Guarda Costeira dos EUA garante que os princípios do direito internacional sejam respeitados. Fagan acrescentou que os EUA "estão muito interessados em trabalhar com países [...] de uma forma útil e benéfica, em particular, para alguns pequenos países insulares que têm dificuldades em executar sua zona econômica exclusiva".

A China vem disputando há décadas com vários países da região Ásia-Pacífico a soberania territorial de uma série de ilhas no mar do Sul da China, onde foram descobertas reservas significativas de hidrocarboneto. Trata-se, antes de tudo, do arquipélago de Sisha (Ilhas Paracel), Nansha (Spratly) e Huangyan (recife de Scarborough). Vietnã, Brunei, Malásia e Filipinas estão, em partes, envolvidos na disputa.

Nos últimos dois anos, ocorreram vários incidentes envolvendo destróieres norte-americanos. Os EUA os enviam regularmente para patrulhar o mar do Sul da China perto de ilhas disputadas, que são consideradas pela China como sendo suas. Apesar de protestos de Pequim, Washington declarou que os EUA continuarão navegando onde o direito internacional permitir.

Barco Bote Inflável Intex Seahawk 200 Kg Par De Remos Bomba

Barco Bote Inflável Intex Seahawk 200 Kg Par De Remos Bomba

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas