Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA ignoram proposta da Turquia para formar grupo de trabalho sobre sistemas russos S-400

Os Estados Unidos não responderam à proposta da Turquia de criar um grupo de trabalho sobre os sistemas antiaéreos S-400 que Ancara comprou da Rússia, disse o chefe do Departamento de Indústria de Defesa da Turquia, Ismail Demir.


Sputnik

"A parte contrária ainda não adotou nenhuma medida para criar um grupo de trabalho para examinar essa questão", disse ele aos jornalistas presentes.

Sistema de mísseis S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Igor Zarembo

Ao mesmo tempo, Demir salientou que a Turquia tem uma posição clara sobre as compras do S-400 e considera a questão "fechada".

No entanto, acrescentou, "se os EUA se preocuparem com o aspecto técnico do assunto, estamos dispostos a discuti-lo".

A Turquia afirmou repetidamente não pretender cancelar o contrato de US$ 2,5 bilhões assinado com Moscou em dezembro de 2017. A primeira entrega do sistemas S-400 deve ser realizada em julho.

Washington ameaçou Ancara com a imposição de sanções em caso de compra de sistemas S-400, bem como com a suspensão da entrega de caças F-35.

Além disso, os Estados Unidos alegam que o equipamento russo é incompatível com os padrões da OTAN.

Notebook Samsung Essentials E30 Intel Core i3 4GB - 1TB 15,6” Full HD Windows 10

Notebook Samsung Essentials E30 Intel Core i3 4GB - 1TB 15,6” Full HD Windows 10

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas