Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA pretendem enviar mais 1.000 militares para a Polônia

Washington e Varsóvia estão perto de chegar a um acordo para aumentar o atual contingente militar dos EUA na Polônia de cerca de 4.500 homens em pelo menos 1.000 soldados adicionais, informa o Financial Times.


Sputnik

Segundo a mídia, o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, disse nesta quarta-feira (29) que Varsóvia espera concluir as negociações sobre o aumento da presença militar dos EUA em junho, durante a visita do presidente polonês Andrzej Duda aos EUA.

Cerimônia oficial de boas-vindas às tropas dos EUA em Zagan, Polônia (imagem referencial)
© AP Photo / Czarek Sokolowski

Blaszczak assegurou que o aumento das tropas já está decidido, mas a data do envio e o número de militares continuam sendo negociados. Segundo a mídia, os lados podem assinar o acordo em julho, embora a assinatura possa ser adiada até setembro.

Em setembro de 2018, Duda propôs ao seu colega norte-americano Donald Trump a construção de uma base militar permanente dos EUA na Polônia, que, segundo o presidente polonês, poderia ser chamada de Fort Trump. Varsóvia até se ofereceu para assumir as despesas, no valor de US$ 1,5 — 2 bilhões (por volta R$ 6 e 8 bilhões).

Headset Gamer HyperX - Cloud Stinger Core

Headset Gamer HyperX - Cloud Stinger Core

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas