Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

General iraniano diz que arsenal de mísseis do Irã é inegociável

O vice-chefe do Exército, o contra-almirante Sayyari, ecoando as recentes declarações do líder da Revolução Islâmica, Ayatollah Seyed Ali Khamenei, afirmou que as capacidades de defesa e mísseis do Irã nunca estariam sujeitas a negociações.


Sputnik

Sayyari disse à Tasnim News Agency que as palavras do Líder Supremo sobre a impossibilidade de conversações sobre as capacidades de defesa e mísseis do Irã eram claras.

Sistema de defesa antiaérea de mísseis do Irã
© AP Photo / Ministério da Defesa do Irã

"Declaramos explicitamente que o poder de defesa e mísseis do Irã são absolutamente inegociáveis", afirmou o general, acrescentando: "Os europeus podem ter muitos desejos e sonhos, mas não permitiremos que realizem o sonho de manter conversas sobre mísseis com Irã".

O comandante também descartou qualquer possibilidade de negociar com os EUA, comparando-os a um veneno letal.

Em comentários no mês passado, o aiatolá Khamenei descartou categoricamente a ideia de conversações com os EUA, dizendo: "Negociação é veneno" Segundo ele, a possibilidade é ainda mais impovável "com a atual administração".

No domingo, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os EUA estariam dispostos a conversar com o Irã quando ele começasse a se comportar "como uma nação normal". O Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou Pompeo de "brincar com as palavras" e disse que uma mudança de conduta, e não apenas retórica, era necessária para "que qualquer conversa aconteça".

Amperímetro E Multímetro Digital Alicate - Minipa - Et-3111

Amperímetro E Multímetro Digital Alicate - Minipa - Et-3111

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas