Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

Hezbollah: forças dos EUA no Oriente Médio serão 'aniquiladas' se Irã for atacado

Os EUA têm aumentando sua presença militar no Oriente Médio para, supostamente, combater a "ameaça" do Irã, gerando temores de mais um conflito armado na região.


Sputnik

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, advertiu os Estados Unidos contra um ataque ao Irã em um discurso na TV. Ele insistiu que se Washington atacar a República Islâmica, toda a região se levantará contra os norte-americanos e os seus interesses no Oriente Médio.

Resultado de imagem para Hassan Nasrallah
Hassan Nasrallah | Reprodução

"Os EUA sabem bem que qualquer guerra contra o Irã não permanecerá confinada às fronteiras do Irã. Toda a região vai arder, levando todas as forças e interesses dos EUA na região a serem aniquilados", disse ele.

Nasrallah ainda lembrou ao presidente dos EUA, Donald Trump, que quando o Oriente Médio "pegar fogo", os preços do petróleo podem chegar a US $ 200 ou até US $ 300 por barril, referindo-se à crise do petróleo de 1973, que quase quadruplicou os preços do petróleo depois que membros da OPEP embargaram os países que apoiaram Israel.

Ao mesmo tempo, o líder do Hezbollah expressou dúvidas de que os EUA ousem iniciar uma guerra com o Irã.

As tensões entre o Irã e os EUA escalaram recentemente. Washington ampliou suas sanções contra o comércio de petróleo da República Islâmica e tem aumentado sua presença militar na região. Os EUA enviaram recentemente um grupo de ataque e porta-aviões, 1.500 soldados e um regimento de bombardeiros B-52 para o Oriente Médio, numa tentativa de deter a "ameaça" iraniana.

Teerã insiste estar pronto para um diálogo com Washington, se a administração Trump mudar suas políticas e começar a agir de acordo com o direito internacional.

Smart TV 4K LED 50” Philco PTV50F60SN Wi-Fi - Conversor Digital 3 HDMI 1 USB

Smart TV 4K LED 50” Philco PTV50F60SN Wi-Fi - Conversor Digital 3 HDMI 1 USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas