Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Maduro ordena abertura de fronteira com Colômbia

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a abertura de parte da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira.


Sputnik

"Em pleno exercício de nossa soberania, ordenei a abertura das fronteiras com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado, dia 8 de junho. Somos um povo de paz que defende com firmeza nossa independência e autodeterminação", anunciou o presidente na sua conta do Twitter.

Militares venezuelanos na fronteira com a Colômbia
© AP Photo / Rodrigo Abd

Essa área permaneceu fechada desde 22 de fevereiro passado, quando o governo venezuelano anunciou o fechamento das pontes Simón Bolívar, Santander e Unión, na fronteira com a Colômbia.

Naquela época, o vice-presidente Delcy Rodríguez disse que "o governo bolivariano da Venezuela concede garantias completas ao povo venezuelano e colombiano para ter passagens fronteiriças seguras".
Além disso, assegurou que, assim que as ações "grosseiras" de violência contra o povo e o território venezuelano fossem controladas, a normalidade da fronteira seria restaurada.

O fechamento ocorreu um dia antes da entrada anunciada, mas fracassada, na fronteira de embarques com alimentos e medicamentos doados pelos EUA e outros países a pedido da oposição, que foram marcados pelo presidente Nicolás Maduro como "migalhas" e "um espetáculo". para justificar uma intervenção no país".

Power Red - 60 Cápsulas - Power red/blue

Power Red - 60 Cápsulas - Power red/blue

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas