Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Marinha brasileira resgata 9 pessoas após naufrágio (VÍDEO)

O navio-patrulha Guaíba, da Marinha, resgatou nove pessoas após o naufrágio do navio de carga Navegantes. Um tripulante da embarcação está desaparecido, e a Marinha faz buscas para localizá-lo. O navio-patrulha atracou nesta sexta-feira (14) em Natal com os resgatados.


Sputnik

O Navegantes partiu de Recife com destino a Fernando de Noronha, também em Pernambuco, na última quarta-feira (12) e afundou a 180 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba.


Reprodução Twitter Marinha do Brasil

Foi emitido, então, o chamado de socorro para a Marinha, e o salvamento ocorreu no dia seguinte (13).

O comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, capitão de mar e guerra Alexandre Gildes Borges, disse que os nove resgatados estavam em um bote e foram socorridos pelo médico do navio-patrulha.

De acordo com o capitão, a Marinha fará uma investigação para identificar as causas do acidente. A Marinha tem prazo de 90 dias para apurar todos os fatos para que se possa ser conclusivo sobre o que ocorreu com a embarcação, disse Borges.


Veja o video

Smart TV UHD 4K 2019 RU7100 49", Visual Livre de Cabos, Controle Remoto Único e Bluetooth - Samsung

Smart TV UHD 4K 2019 RU7100 49", Visual Livre de Cabos, Controle Remoto Único e Bluetooth - Samsung Charcoal Black

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas