Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Ministro turco rebate EUA sobre os S-400: 'Ninguém dá ultimato à Turquia'

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, rejeitou a exigência do secretário de defesa dos EUA de que Ancara cancelasse a compra de sistemas de mísseis russos S-400, apesar das ameaças de que seriam retirados do programa de caça a jato F-35.


Sputnik

"Nós rejeitamos o texto [da] carta [do secretário da Defesa Patrick Shanahan] ao nosso ministro da Defesa. Ninguém pode dar um ultimato à Turquia", afirmou Cavusoglu nesta quinta-feira.

O Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu
Mevlut Cavusoglu © AP Photo / Mandel Ngan

A fala do chanceler turco ecoa os comentários anteriores do presidente Recep Tayyip Erdogan de que a compra já era um negócio fechado.

Tomando nota das preocupações de Washington, a Turquia propôs medidas para investigar se a compra dos sistemas de mísseis russos representaria ou não um perigo para os F-35s produzidos pela OTAN, incluindo um grupo de trabalho conjunto com os EUA para estudar o assunto. Até agora, Washington desprezou a proposta.

Cavusoglu argumentou que, embora o próprio presidente estadunidense Donad Trump estivesse aberto à ideia, havia sido fechado por outras "instituições" dentro de sua administração.

Na quarta-feira, o embaixador da Rússia na Turquia, Aleksei Yerkhov, reiterou o compromisso de seu lado em fornecer o equipamento militar, dizendo aos jornalistas que "não há mudanças e não haverá mudanças" na questão.

A equipe turca já está em treinamento para operar os sistemas S-400, que devem começar a ser entregues nas próximas semanas.

Notebook Dell Inspiron 15 i15-3576-A70 - Intel Core i7 8GB 2TB 15,6” Placa de Vídeo 2GB

Notebook Dell Inspiron 15 i15-3576-A70 - Intel Core i7 8GB 2TB 15,6” Placa de Vídeo 2GB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas