Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Rússia envia 'radares voadores' A-50 para monitorar exercícios da OTAN

Aviões militares russos A-50 estão sendo deslocados para a região de Krasnodar para monitoramento de exercícios da OTAN, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.


Sputnik

Vadim Astafiev, chefe da assessoria de imprensa do Distrito Militar Sul do Ministério da Defesa da Rússia, relatou o deslocamento de aviões A-50 para a região de Krasnodar.

Avião-radar russo A-50 (Imagem referencial)
Beriev A-50 Chmel © Sputnik / Ivan Rudnev

Aviões A-50 são destinados a realizar vigilância aérea eletrônica por radares, sendo equipados com o Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês).

De acordo com ele, as aeronaves militares vão ser responsáveis por monitorar os exercícios militares da OTAN na Europa Oriental, o que permitirá prevenir eventuais incidentes com navios e aeronaves civis, que podem acidentalmente entrar na zona de treinamento da OTAN.

Astafiev ressaltou que caças Su-27SM3 vão acompanhar A-50 sobre as águas neutras do mar Negro.

Recentemente, foi noticiada realização dos exercícios militares da OTAN BALTOPS, que decorrerão no mar Báltico, não longe da fronteira da Rússia, entre os dias 9 e 21 de junho.

Aviao Grumman E-1 TRA-CER - USS Constellation - GIIC

Aviao Grumman E-1 TRA-CER - USS Constellation - GIIC

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas