Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Senador americano indica maneira para acabar rapidamente com guerra na Síria

O senador Richard Black, do estado americano da Virgínia, disse que a guerra na Síria poderia acabar muito rapidamente se os EUA retirassem suas tropas.


Sputnik

"Se nós [EUA] tivéssemos ido embora, acho que a guerra teria terminado muito rapidamente e a Síria teria sido reunificada e estabilizada, e o povo [sírio] teria sido capaz de realmente começar a se reconstruir", afirmou.

Bandeira síria no campo de refugiados palestiniano libertado de Yarmouk, no sul de Damasco, Síria (foto de arquivo)
© Sputnik / Mikhail Voskresenskiy

Black declarou que Damasco poderia ter terminado a guerra se Washington e seus aliados não tivessem intervindo e construído bases no nordeste da Síria e em Al-Tanfa, no sul do país.

O senador norte-americano criticou as negociações propostas para rever a Constituição síria, sublinhando que ela garante a liberdade de religião, os direitos das mulheres e o Estado de direito. Além disso, ele também elogiou o papel do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nas negociações sobre a Síria, chamando-o de "homem sofisticado".

Em dezembro de 2018, o presidente dos EUA Donald Trump anunciou a retirada das tropas da Síria, cujo número total foi estimado em dois mil homens, anunciando posteriormente que cerca de 400 militares americanos ficariam no país, sendo que no final de 2017 já havia sido anunciado que o grupo terrorista Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários países) tinha sido derrotado.

Os EUA e seus aliados conduzem desde 2014 uma operação na Síria, sem o consentimento das autoridades oficiais do país, contra os grupos terroristas que operam em território sírio.

Fone de Ouvido JBL com Microfone Branco - T500WHT

Fone de Ouvido JBL com Microfone Branco - T500WHT

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas