Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Sistemas russos S-400 são incompatíveis com caças F-35, afirma comandante da OTAN na Europa

Os sistemas de defesa antiaérea S-400 são incompatíveis com os equipamentos da OTAN, incluindo o mais recente caça americano F-35, disse na sexta-feira (7) o general da Força Aérea dos EUA, Todd Walters.


Sputnik

O general participou do Fórum de Segurança de Bratislava, onde foi convidado a comentar os planos da Turquia de comprar os sistemas russos de defesa antiaérea S-400.

Sistema de defesa antiaérea S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Sergei Pivovarov

"O sistema S-400 não é compatível com a OTAN do ponto de vista operacional", disse o general aos participantes do fórum, que foi transmitido nas redes. De acordo com Walters, "a compatibilidade operacional significa que o sistema está ligado aos recursos existentes da OTAN, tanto em termos de comunicações eletrônicas como de comunicação vocal e de instrução do pessoal".

O problema é que os EUA têm um acordo com a Turquia para fornecer os F-35, que são aviões compatíveis com a OTAN que podem ser usados e ter manutenção em toda a OTAN", disse ele, acrescentando que "é impossível usar o F-35 no cenário de uso de sistemas S-400".

Segundo ele, a interação dessas armas será uma "tentativa de explorar as capacidades do F-35", e os EUA não querem compartilhar dados sobre as capacidades dessa aeronave.

Anteriormente, a Turquia disse que não desistiria de seus planos de comprar os S-400 e que o primeiro lote desses sistemas de defesa aérea deveria chegar ao país em julho. Os EUA ameaçam com sanções pela sua possível aquisição e têm dito repetidamente que podem atrasar ou cancelar o processo de venda de caças F-35 à Turquia.

Caixa de Som Bluetooth Portátil à prova dágua - JBL GO 2 3W

Caixa de Som Bluetooth Portátil à prova dágua - JBL GO 2 3W Azul

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas