Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Cresce a insatisfação com os salários nas Forças Armadas



Alunos da infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, a Esao, responderam à seguinte enquete informal:

“Você pretende sair do Exército Brasileiro nos próximos anos?”

Dos 40 ouvidos na turma, 31 capitães responderam que sim. Pretendem fazer concursos públicos para seguir outras carreiras.

Êxodo

Há uma reação pesada da Marinha contra oficiais que se inscreveram em recente concurso para práticos, em busca de melhores salários. Muitos foram destituídos dos comandos.

Na iniciativa privada, um prático, profissional que “estaciona” os navios nos portos, ganha cerca de 30 mil reais por operação.

Uma das baixas é a de Luiz Felipe Schmidt, irmão de Oscar, o craque do basquete. Juntos, participaram de propaganda da Marinha.

Luiz Felipe pediu o boné para se tornar um prático.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas