Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Comandante iraniano: Teerã tem míssil capaz de atingir Israel

Enquanto o Irã está reforçando seu potencial bélico, um comandante iraniano afirma que Teerã dispõe de míssil capaz de atingir Israel. 

Sputnik

Na semana passada os militares iranianos realizaram um desfile em Teerã exibindo grande variedade de tanques, aviões militares e mísseis. Segundo Amir Ali Hajizadeh, brigadeiro-general e comandante da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, um destes mísseis tem capacidade de atingir Israel com suas 1,2 mil quilómetros de alcance. "O regime sionista é o nosso maior alvo", destaca o comandante citado pelo jornal The Jerusalem Post. 

Míssil balístico iraniano lançado a partir de terreno desconhecido, 9 de março de 2016
Míssil balístico iraniano © REUTERS/ Mahmood Hosseini


Ainda segundo o comandante, "o Irã não precisa de mísseis com alcance superior a 2.000 quilômetros, pois o alcance máximo necessário para os mísseis do Irã é aquele que possa atingir territórios ocupados por Israel".

Hajizadeh indica que durante o desfile foi exibido o míssil Zolfaghar, com alcance de cerca de 745 quilómetros, que levava uma mensagem contra as provocações de Israel: "Se os líderes do regime sionista fizerem uma ação errada, a República Islâmica reduzirá Tel Aviv e Haifa a cinzas."

O general Mohammad Hossein Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas comunicou que Teerã está preocupado com o recente acordo de ajuda militar firmado entre os EUA e Israel no valor de 38 bilhões de dólares, razão pela qual o Irã precisa reforçar suas capacidades defensivas.



Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas