Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA investigam uso de gás mostarda em ataque contra forças americanas no Iraque

Militares dos Estados Unidos estão conduzindo testes para descobrir se houve uso de gás mostarda em um ataque de foguete realizado pelo Daesh contra a base aérea de Qayyara, no Iraque, quase ferindo soldados americanos e iraquianos que estavam no local.


Sputnik

Falando em condição de anonimato nesta quarta-feira, um representante das Forças Armadas explicou que o primeiro dos testes realizados detectou a presença de gás mostarda no projétil, mas o segundo, não. 


Qayyara, Iraque, em 24 de agosto de 2016
Qayyara, Iraque © Sputnik/ Stringer

Segundo o militar, citado pela Reuters, nenhum dos especialistas que analisou os fragmentos demonstrou qualquer sintoma de exposição a esse agente químico.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas