Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Mídia: Terminator-3 russo pode ser capaz de abater uma das armas mais mortíferas dos EUA

O veículo de apoio a tanques Terminator-3, que está sendo desenvolvido pela Rússia, poderá abater "uma das armas mais mortíferas dos EUA", os drones, escreve o jornal americano The National Interest.


Sputnik

Segundo o autor do artigo, o veículo Terminator (Exterminador) de 3ª geração poderá atingir todos os tipos de alvos — aéreos, terrestres, forças e equipamento inimigos. A nova versão do veículo ganhará projéteis terra-ar, que serão capazes de mudar de trajetória, permitindo ao Terminator abater veículos aéreos não tripulados, sublinha a matéria.

O veículo de apoio de fogo russo BMPT-72 Terminator-2
CC BY 4.0 / Vitaly V. Kuzmin / BMPT-72 Terminator 2

No entanto, a transformação do veículo em uma plataforma de combate contra drones suscita algumas dúvidas. O analista do jornal estadunidense Michael Peck lembra que o Terminator-3 será equipado com canhões, lança-granadas, metralhadoras, mísseis antitanque e armas antinavio.

"Onde instalar armas antidrones se este veículo já tem nove sistemas de armas diferentes? Onde instalar um radar? Se não houver um radar, o Terminator poderá combater apenas drones pequenos no campo de visibilidade", explica o analista.

Para Michael Peck, O Terminator-3 será um veículo "com boa blindagem", eficiente em condições urbanas no combate contra infantaria e alvos ligeiramente blindados. Além disso, a 3ª versão do blindado será mais resistente no campo de combate do que um veículo ligeiro, mas implicará muitas despesas com manutenção, ressalta o artigo.

Anteriormente, foi informado que a fábrica russa de blindados Uralvagonzavod já começou a desenvolver o novo Terminator. Em particular, as características técnico-táticas serão melhoradas e o chassi modernizado. O novo blindado poderá abater todos os tipos de alvos.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas